Atualizações

Fernando Santos - Disco Umbanda Fernando Santos - "Disco-Umbanda" Apresentado durante o extinto programa de Carlos Imperial como "a macumba em ritmo de discoteque".

Ouça aqui.

Vinícius de Moraes e Baden Powell - Os Afro-SambasBaden Powell e Vinícius de Moraes - Os Afro-Sambas Dois clássicos da MPB num álbum memorável.

Ouça aqui.

Os TincoãsOs Tincoãs Informações e discografia do grupo baiano que usou do samba de roda e do candomblé em suas músicas.

Conheça.

domingo, 15 de maio de 2011

0
Apresentação: Proposta

Meu nome é Iara Helena e eu sou artista plástica e futura (quem sabe rss) arte-educadora. E porque vocês querem saber dessa neguinha? Bom, por nada, mas achei por bem falar porque né, era um jeito de começar. :)

E vai, tem lá a sua relevância sim. O fato de estar de alguma forma ligada às artes é o que vai dar origem ao nome do blog e, de alguma forma, a proposta dele. Vamos por partes. (Senta que lá vem história)

Yorubart foi o nome de um dos meus primeiros projetos artísticos desenvolvidos na faculdade. Era para ser uma série de trabalhos, e levou esse nome, porque tinha relação direta com o candomblé e a minha ancestralidade. Mas o tempo passou, eu fiz trabalhos nesse caminho e descobri que não era uma série destinada a ter um fim, e sim a construção da minha linguagem. Sendo assim, achei que dar um nome já não era mais necessário. Ficou o trabalho para um canto, o nome para o outro.

Candomblé, como eu disse, é parte da minha ancestralidade. É mais do que isso: Está gravado, de forma indissociável, em cada traço do meu rosto. Na forma de religiosidade, como campo de saber - pressupondo que são duas coisas diferentes, o que eu sinceramente não acredito (Inclusive, é um ponto interessante que talvez eu venha a bla-bla-blar eventualmente). E é algo que eu tenho constantemente pesquisado, como processo de trabalho, como processo pessoal, como processo formativo em determinados saberes.

No entanto, há uma dificuldade enorme em pesquisar tais assuntos. Há alguns livros, algumas iniciativas, muita música. Mas é muito difícil achar, é uma atividade de garimpo praticamente. Como a minha pesquisa sempre foi muito frutífera na área musical, houve uma vontade de concentrar estes conhecimentos num espaço.

Para isso, pensei num blog e ressucitei o nome Yorubart. Mas dessa vez, Yorubarte. Yorubar TE.

Tenho o blog e o layout faz algum tempo, já tinha essa vontade, e por uma questão ética eu não tinha postado nada. Não sabia como lidar com a questão da propriedade da música. Porque é propriedade. O que me motivou a fazer de fato é que a música já está postada previamente. Tudo o que eu consegui e colocarei no blog foi graças à internet. O blog concentrará, sim, a música, as imagens de obras de arte, ou o que for. Mas devidamente linkado para o seu local de compra, com todas as devidas referências e mais com o propósito de divulgar e concentrar esforços do que realmente de me prevalecer do trabalho e do suor dos outros.

Para tanto, devo afirmar que este espaço NÃO TEM FINS LUCRATIVOS. E que a sua proposta reside em articular um espaço para concentrar, pesquisar e divulgar as iniciativas artísticas que tenham como referência as culturas africanas relacionadas com o candomblé e outras religiões de matizes afro. Com o destaque das comunidades de língua yorubá, mas não somente essas.

E, claro, eventualmente dar um pitaco aqui e ali, que a nega não é de ferro. :)

Ah, sim, e se você tiver um trabalho relacionado com essas questões e quiser que eu divulgue por aqui, ou apresentação próxima, é só me enviar um email: hellmeirelles@hotmail.com .

Espero que seja bom pra todos nós.
Motumbá
Helena

0 comentários:

Postar um comentário